— Lar da Menina 2018.2 —

O Lar da menina existe há mais de 31 anos fixando após um período ao bairro atual - Gruta de Lourdes, sendo fundado nesse local em 09/03/1987. Esse espaço foi doado pela Srª Rosinha, esposa do Dr. José Lopes Mendonça, que através de doações pôde proporcionar inicialmente total assistência a 30 crianças e logo em seguida a 50 crianças.

O Lar da Menina é uma associação sem fins econômicos, de caráter apolítico, filantrópico e beneficente e que se regerá pelo presente Estatuto e pela legislação brasileira pertinente em vigor.

A finalidade do Lar da Menina é prestar assistência as crianças e adolescentes do sexo feminino, dos 06 aos 15 anos e que sejam carentes. Nos dias de hoje, tem um total de 21 crianças/adolescentes.

A instituição sobrevive de doações de pessoas físicas e jurídicas, os serviços são ofertados para as crianças/adolescentes e suas respectivas famílias. Tendo como maior necessidade suprir as carências afetivas e materiais das crianças que encontram em situação de risco e vulnerabilidade social da comunidade de Maceió.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pela instituição, assim como pelas demais organizações similares é a ineficiência administrativa que impede o estimulo de informações sistematizadas pela instituição, uma vez que o número de profissionais é mínimo diante das demandas apresentadas no dia a dia. Tal deficiência é constatada pelo marco regulatório discutido na 204ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Assistência Social- CNAS realizada no dia 13/09/2012.

As crianças/adolescentes ao entrar na instituição chegam com valores e crenças deturpados, o papel da instituição é resignificar esses valores através dos projetos supracitados.

A organização da Instituição segue as leis, orientações do Conselho Nacional de Assistência Social- CNAS, Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS/Maceió, Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e adolescentes- CMDCA e Ministério Público- MP.

Os serviços ofertados respeitam ao guia de orientações técnicas, as relações trabalhistas são formalizadas. A instituição tem alvará de funcionamento legalizado e segue os preceitos constitucionais e legais.

Atualmente a instituição trabalha com meninas de 5 a 13 anos, elas permanece na ONG de segunda a sexta e no final de semana voltam ao convívio da família para não perder o vínculo familiar.

Projetos Implementados

• Projeto de convivência - Construir um pacto de convivência, através de grupos de discussões, possibilitando o acesso de crianças e adolescentes na reflexão participativa sobre direitos e responsabilidades inerentes a convivência institucional.

• Projeto Cantinho do Saber - Articular com as escolas e a comunidade atividades sócio-educativas, importantes na interlocução entre instituição - escola- comunidade, para a construção do saber.

• Projeto Biblioteca Ambulante - Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral, escrita, gestual, corporal e artística, estimulando as crianças e adolescentes a sentirem-se protagonistas das próprias histórias ampliando assim o universo infanto- juvenil estimulando a criatividade e a postura crítica.

• Projeto Coral Encanto de Menina - Possibilitar, através da canção, uma forma fácil e espontânea de estabelecer a comunicação entre as crianças e adolescentes com a sociedade.

• Aulas de Violão;

• Ginástica Rítmica;

• Atividades Esportivas;

• Atendimentos Individuais e Grupais;

• Atendimento Psicossocial;

• Atendimento as famílias (Reuniões periódicas, palestras abordando vários temas, principalmente o fortalecimento do vínculo familiar, rodas de conversas e etc.

• Visitas Domiciliar;

• Rodas de conversas dividido por faixa- etária e trabalhando temas transversais.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora